13 de agosto de 2015

FABIANO NEGRI: O RESGATE DO PASSADO

Novo álbum do vocalista mantém referências da música negra americana com um agradável tempero hard

Por João Messias Jr.

Maybe We'll Have a Good Time
Divulgação
Fabiano Negri é aquele cara que dispensa apresentações. Com mais de duas décadas de estrada e trabalhos memoráveis ao lado de grupos como Rei Lagarto e Dusty Old Fingers, lançou este ano seu novo´álbum solo. Chamado de Maybe We'll Have a Good Time...For the last time, o trabalho possui traços do registro anterior, A Practical Guide to Throwing Money Away, mas com dois detalhes que fazem as diferem por totalidade.

O primeiro detalhe fica por conta da imersão do vocalista na música negra praticada nas décadas de 1950/1960. A consequência disso são músicas que primam pela introspecção sem soarem chatas como a deliciosa Real Woman, dona de guitarras limpas, a balada com cara de hit Any Blessing on my Soul, que também conta com os vocais sedutores de Caroline Blumer. In a Different Way é outro belo momento, num formato intimista voz e violão.

Já o segundo e mais marcante ponto do trabalho fica por conta dos sutis toques de hard (seria o vocalista se reencontrando com o passado) que permeiam aqui e acolá, que trazem músicas contagiantes como a faixa-título, Back to Hell (alguém lembrou dos Stones?), dona de uma percussão esperta a cargo de Marcelo Pereira.

Isso sem dizer no "grande encontro" desses momentos. A sublime Hey é um desses casos, onde mais uma vez as guitarras limpas são o chamativo. Assim como o encerramento com Enemies, que sintetiza como é o disco e soa como uma improvável mistura de Beatles e Enuff Z Nuff.

Potsdamer Platz talvez seja a mais diferente do trabalho. Dona de um clima denso e melancólico ela transmite uma sensação perturbadora  que fica mais evidente graças ao uso bem colocado dos teclados.

Mas não fica só nisso. O trabalho tem o suporte de uma produção bem feita, em que se ouve todos os instrumentos de forma nivelada, encarte simples e caprichado. Fatores que fazem de Maybe We'll Have a Good Time...For the Last Time uma boa pedida pra você que acha que as novidades ficam restritas aos programas de TV aberta.

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...